FRATERNIDADE FEMININA *ACÁCIA*

FRATERNIDADE FEMININA *ACÁCIA*
Foto: Abel Tolentino

Páginas

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Ano I – Edição 03 – Setembro
(veículo da Fraternidade Feminina –ACÁCIA – Goiandira-Go)

O MELHOR DE VOCÊ
Madre Teresa de Calcutá

Dê sempre o melhor
E o melhor virá...
Às vezes as pessoas são egocêntricas, ilógicas e insensatas...
Perdoe-as assim mesmo.
Se você é gentil, as pessoas podem acusá-lo de egoísta e interesseiro...Seja gentil assim mesmo.
Se você é um vencedor, terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros...
Vença assim mesmo.
Se você é honesto e franco, as pessoas podem enganá-lo... Seja honesto e franco assim mesmo. O que você levou anos para construir, alguém pode destruir de uma hora para outra... Construa assim mesmo.
Se você tem paz e é feliz, as pessoas podem sentir inveja... Seja feliz assim mesmo. O bem que você faz hoje pode ser esquecido amanhã... Faça o bem assim mesmo.
Dê ao mundo o melhor de você, mas isso pode nunca ser o bastante... Dê o melhor de você assim mesmo.
E veja você que, no final das contas... É entre VOCÊ e DEUS...
Nunca foi entre você e eles!
DESTAQUE





Destacamos nesta edição a participação da Acácia no Encontro das Fraternidades Femininas das Lojas do Grande Oriente do Estado de Goiás, realizado no dia 29 de agosto em Goiânia .
As cunhadas presentes no Encontro puderam interagir com vários grupos de fraternidades trocando experiências e aprendendo com as palestras ministradas pelo Professor Almir Laureano do” MOVEPAZ” e a Socióloga Maria Sônia França.
Aproveitamos também a oportunidade para agradecer aos nossos cunhados da Loja Asilo da Virtude pelo apoio e esperamos que possam sempre nos incentivar nos dando a oportunidade de crescer e levar nossa união adiante com a graça de Deus. Obrigada! A Fraternidade Feminina agradece de coração!

AGENDA

18/09 - Confraternização da família maçônica da Festa de Nossa Senhora do Rosário
28/09 - Reunião da Fraternidade na casa da cunhada Cleibe em Nova Aurora às 18:30.
Reuniremos na minha casa e sairemos juntas. As cunhadas que forem participar iremos em três carros. Qualquer dúvida ligar 3462-1739/8420-4619.
* Não esquecer de prendas para o bingo e percaptas.


ANIVERSARIANTES DO MÊS
Dia 01 – Odemir Moreira de Melo
Dia 07 – Rafael Quirino Moreira
Dia 12 – Oscar Evangelista de Lima Neto
Dia 12 – Paulo César Silva
Dia 18 – Juliana Quirino Moreira
Dia 22 – Odemir Moreira de Melo Júnior
Dia 28 – Beatriz M. Dias

CURIOSIDADES

Um pouco da história da Independência do Brasil ...

D. Pedro e a Maçonaria
A ata da nona sessão do Grande Oriente do Brasil – Assembléia Geral – realizada no 13º dia do 5º mês maçônico do Ano da Verdadeira Luz 5822 (2 de agosto de 1822), consta ter o Grão-Mestre da Ordem, conselheiro José Bonifácio de Andrada e Silva, proposto a iniciação de Sua Alteza D. Pedro de Alcântara. E que, “aceita a proposta com unânime aplauso, e aprovada por aclamação geral, foi imediata e convenientemente comunicada ao mesmo proposto, que se dignando aceitá-la, compareceu logo na mesma sessão e sendo também logo iniciado no primeiro grau na forma regular e prescrita na liturgia, prestou o juramento da Ordem e adotou o nome heróico de Guatimozin”. Na décima sessão, realizada a 5 de agosto, Guatimozin recebeu o grau de Mestre Maçom.
A ata da 14ª sessão – Assembléia Geral – do Grande Oriente Brasílico, fundado a 17 de junho de 1822, fechado a 25 de outubro do mesmo ano, pelo seu Grão-Mestre, D. Pedro I, e reinstalado como Grande Oriente do Brasil, em 1831, foi publicada, junto com outras, no Boletim Oficial do Grande Oriente do Brasil, Nº 10, de outubro de 1874, no Ano III da publicação (criada em 1872).
Daquela ata, consta que a Assembléia decidiu ser imperiosa a proclamação da independência e da realeza constitucional, na pessoa de D. Pedro. Mostra, também, que o dia da sessão, 20º dia do 6º mês maçônico do Ano da Verdadeira Luz de 5822, era o dia 9 de setembro. Isso porque o Grande Oriente utilizava, na época, um calendário equinocial, muito próximo do calendário hebraico, situando o início do ano maçônico no dia 21 de março (equinócio de outono, no hemisfério Sul) e acrescentando 4000 aos anos da Era Vulgar. Desta maneira, o 6º mês maçônico tinha início a 21 de agosto e o seu 20º dia era, portanto, 9 de setembro, como situa o Boletim de 1874.
Portanto, não é procedente supor que a data da Assembléia tenha sido 20 de agosto (dia do Maçom no Brasil), tampouco se deve minimizar o fato de que a Maçonaria atuava viva e ativamente na direção da independência, particularmente através do Grão Mestre José Bonifácio e do Primeiro Vigilante, Ledo Ivo.
O fato existiu – temos a ata – e é digno de ser lembrado e comemorado por todos os maçons, mesmo porque não era possível, no dia 9, os obreiros terem conhecimento dos fatos do dia 7, dados os escassos recursos de comunicação da época. Mas não a ponto de falsear a verdade histórica, quer por ufanismo, quer por desconhecimento.

RECEITA

Talharim ao molho de queijo
INGREDIENTES
• 250 gramas de macarrão tipo talharim
• 3 colheres de sopa de manteiga (ou margarina)
• 1 cebola pequena
• 2 colheres de sopa de farinha de trigo
• 1 xícara de leite
• 200 gramas do queijo de sua preferência
• Queijo parmesão ralado a gosto
PREPARO
Corte a cebola em pedaços bem pequenos e frite na manteiga, em fogo baixo. Quando a cebola dourar, acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo bem. Continue mexendo enquanto frita por uns trinta segundos, então acrescente o leite, aos poucos e sem parar de mexer. Quando estiver quase fervendo, acrescente o queijo cortado em cubinhos e mexa em fogo baixo até o queijo derreter. Tempere com sal e pimenta do reino. Sirva sobre o macarrão cozido e acrescente queijo parmesão a vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário