FRATERNIDADE FEMININA *ACÁCIA*

FRATERNIDADE FEMININA *ACÁCIA*
Foto: Abel Tolentino

Páginas

quarta-feira, 3 de março de 2010

Mergulhando no Símbolo da Maçonaria

Todos os direitos de imagens reservados|© ARLSPOF-542-01/08|Produzito por Wagner Stapelfeldt

Aos cunhados um pouco de história, afinal esse blog também é de vocês!
Quem sabe um dia, façamos uma viagem até Paraty para ver essas belezas de perto! É uma sugestão.
Paraty é um destino muito conhecido entre os mergulhadores. Privilegiada por sua localização e beleza natural, com águas calmas e rasas, Paraty tem sido o ‘berçário’ de milhares de mergulhadores ao longo desses anos todos.
E como não podia deixar de destacar, entre os pontos de mergulho mais famosos em Paraty está a Ilha dos Meros. Localizada a cerca de 8 milhas da costa, a Ilha dos Meros oferece opções de mergulho muito interessantes tanto para a realização de check-out de alunos em treinamento, como para o turismo subaquático de mergulhadores já credenciados. Na sua Ponta Sul, a profundidade gira em torno de 6 a 7 metros, permitindo a realização de check-out de alunos básicos em um local abrigado de correnteza e de águas muito calmas onde é muito comum se avistar arraias (chitas e manteigas) e moréias.
A Ponta Norte da Ilha oferece profundidades um pouco maiores (em torno dos 15 metros), além de possuir um relevo muito interessante com pequenas grutas e passagens repletas de vida marinha.
Por ser um ponto de mergulho muito procurado por operadoras da região, a Ilha dos Meros acabou por ganhar mais um atrativo. Localizado no costão entre a ponta Sul e a ponta Norte da Ilha, foi afundado o símbolo da Maçonaria. A peça tem cerca de 5 metros de altura e repousa em uma grande formação de pedras, próxima à estátua do Cristo Redentor.
A escolha do local onde seria afundado o Símbolo da maçonaria foi muito feliz, tendo em vista que o costão onde ele está localizado era um ponto pouco visitado por turistas. Hoje, já com incrustações aparentes e começando a ‘criar vida’, o Símbolo da Maçonaria já faz parte do meio ambiente em que repousa, além de ser um ponto de referência para os mergulhadores que visitam a região.
Esta iniciativa vem de encontro ao anseio de todas as operadoras de Paraty. A necessidade de recifes artificiais é cada vez maior. Todos sabem que os recifes artificiais promovem o aumento da vida marinha e, em uma região que foi assolada durante muito tempo pela pesca, peças como o símbolo da Maçonaria e a estátua do Cisto Redentor somente vêm nos auxiliar a enriquecer a vida marinha de Paraty.

Entendendo o Símbolo e a homenagem

Paraty é um ícone da maçonaria no Brasil. A presença da maçonaria em Paraty pode ser notada não apenas na Ilha dos Meros por seus “felizes habitantes incrustados” ou seus visitantes mergulhadores, mas também no trevo principal de entrada da cidade, onde há outro símbolo da maçonaria exposto e na arquitetura e métodos de construção do centro histórico de Paraty (leia mais no site http://www.paraty.com.br/maconaria.htm).

O Símbolo da maçonaria é representado por um compasso e um esquadro e a letra “G” no centro. Vamos entender um pouco mais:
O esquadro e o compasso simbolizam a materialidade do homem e sua espiritualidade.
Compasso: símbolo do espírito, do pensamento nas diversas formas de raciocínio, e também do relativo (círculo) dependente do ponto inicial (absoluto). Os círculos traçados com o compasso representam as lojas maçônicas.
Esquadro: resulta da união da linha vertical com a linha horizontal, é o símbolo da retidão e também da ação do Homem sobre a matéria e sobre si mesmo. Significa que devemos regular a nossa conduta e as nossas ações pela linha e pela régua maçônica, pelo temor de Deus, a quem temos de prestar contas das nossas ações, palavras e pensamentos:. Emite a idéia inflexível da imparcialidade e precisão de caráter. Simboliza a moralidade.
Letra G: é a sétima letra do nosso alfabeto e se apresenta diversos significados:
Gravitação - É a força primordial que rege o movimento e o equilíbrio da matéria;
Geometria ou a Quinta Ciência - É fundamento da ciência positiva, simbolizando a ciência dos cálculos, aplicada à extensão, à divisão de terras, de onde surge a noção da parte que nelas a nós compete, na grande partilha da humanidade e dos direitos da terra cultivada;
Geração - É a vida perpetuando a série dos seres. Força Criadora que se acha no centro de todo ser e de todas as coisas;
Gênio - É a inteligência humana a brilhar com seu mais vivo fulgor;
Gnose - É o mais amplo conhecimento moral, o impulso que leva o homem a aprender sempre mais e que é o principal fator do progresso;
Glória - a Deus;
Grandeza - O homem, a maior e mais perfeita Obra da Criação;
Gomel - Uma palavra hebraica, entende-se os deveres do homem para com Deus e os seus semelhantes. Conclui-se assim que a letra G como um dos grandes segredos maçônicos.


E aqui termina esse nosso ‘mergulho’. Mas, quando tiver a oportunidade de visitar Paraty, não deixe de mergulhar no símbolo da Maçonaria. Vale a pena conferir a quantidade de vida que está ‘brotando’ nele!

Claudia Facin
Anequim Mergulho Paraty

Um comentário:

  1. gostaria de informaçoes sobre maconaria feminina sempre tive curiosidade e gostaria de saber como entrar.

    ResponderExcluir