FRATERNIDADE FEMININA *ACÁCIA*

FRATERNIDADE FEMININA *ACÁCIA*
Foto: Abel Tolentino

Páginas

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Cunhadas da Loja PAz e Amor III, de Catalão recebem Carta de Registro





Foi realizada ontem , dia 29 de junho a Instalação da Fraternidade FEminina Paz e Amor III de Catalão. Estavam presentes o Grão Mestre do Estado, cunhado Barbosa Nunes e a cunhada Presidente da Fraternidade Estadual Vera Lúcia Barbosa que como sempre, foi muito gentil e atenciosa e ficou rodeada de cunhadas que queriam compartilhar de sua experiência e presença. A cunhada estava acompanhada também da sua Diretoria: Dentre elas Menininha e Maria José Tolentino.
Queremos na ocasião parabenizar todas as cunhadas pelo recebimento de sua identidade maçônica e registro da Fraternidade junto ao Grande Oriente do Brasil.
nos sentimos orgulhosos por estar presente em mais uma Instalação, pois sabemos que somos responsáveis por trazer ao conhecimento das cunhadas das Lojas co-irmãs a efetivação desse importante passo dentro da Maçonaria aqui da região . Nossa Fraternidade foi a primeira a se Instalar oficialmente nessa Região e em breve acreditamos que mais Fraternidades serão reconhecidas pelo Grande Oriente de Goiás, pois a semente está sendo plantada.
Parabéns cunhadas, gozem dos direitos que esta carteira de identificação lhes proporciona, ela é muito importante para nós, pois nos identifica como integrantes de uma instituição que tem como lema Fraternidade, Igualdade e Liberdade.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Um ano da Gestão 2009/2011


Um ano se passou desde que assumimos a Presidência da Fraternidade Feminina Acácia de Goiandira...
E é com grande alegria e satisfação que hoje estou aqui para agradecer a cada cunhada, a cada cunhado, sobrinho e amigos que nos deram forças para chegar até onde chegamos pois sem o apoio incondicional dos cunhados não poderíamos ter feito grandes avanços.
Ao nosso Grão Mestre Barbosa Nunes e Cunhada Vera Lúcia, nosso muito obrigada pelas presenças em nossos eventos, pelo incentivo e pelas palavras amigas. Posso me lembrar muito bem de quando iniciamos nosso trabalho, a dificuldade que achávamos que teríamos , logo de inicio, nos foi sanado, pois tivemos nesse tempo todo um Grão Mestre que nos valorizou dentro de nossa Família, nosso trabalho enquanto cunhadas e nos mostrou que um Grão Mestre é de carne e osso, acessível e atencioso. Acredito que sem esse apoio tudo seria mais difícil.
Vencemos a nossa primeira etapa e agora começaremos uma contagem regressiva para a próxima gestão. Queremos então fazer o nosso melhor , para deixar plantado nos corações de toda família maçônica uma semente de otimismo e a certeza de que tudo que plantamos será colhido e multiplicado com muito carinho. Parabéns cunhadas, cunhados, esperamos contar masi esse ano com a participação de todos e que o Grande Arquiteto do Universo esteja ao nosso lado para nos proteger, a nossa frente para nos guiar sempre!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Mais uma conquista da Loja Maçônica Asilo da Virtude





O Prefeito Odemir Moreira e Vereadores , foram homenageados nesta noite pelos maçons da Loja Maçônica Asilo da Virtude de Goiandira.
A parceria entre Prefeitura e Loja Maçônica ja existe de longas datas. Atualmente é cedido através de convênio entre as partes o prédio da Escola Municipal e dependências onde funciona a Educação Infantil Municipal.
A pedido da atual venerancia, foi solicitado à Administração atual a doação de um lote pertencente à Prefeitura e que se localiza anexo as atuais instalações da Escola Municipal Santa Maria Gorette.
O reconhecimento do trabalho prestado pela Maçonaria a comunidade Goiandirense, partiu do Prefeito Odemir Moreira de Melo e de Vereadores que votaram a favor da doação do terreno para a construção de uma Sede Social onde abrigará a Fraternidade Feminina Acácia - composta por esposas , filhas e associadas.
Por este reconhecimento foi prestado ao Prefeito e Vereadores uma homenagem com a presença de maçons na sessão de trabalho da Câmara de Vereadores de Goiandira para a entrega de um Diploma.

Fonte: Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Mais homenagens aos aniversariantes do mês de junho



Rildinho ....Vimos suplicar a Deus que neste aniversário você encontre os ingredientes necessários para que, a cada novo minuto da sua vida, tudo se torne muito mais colorido. Meus parabéns e muitas felicidade!"
D. Euripa e Dona Fia...Obrigada pela recepção..Deus lhes dê muita saúde.....

O VERDADEIRO PATRONO DA MACONARIA - SÃO JOÃO DE JERUSALÉM


Ao Iniciarmos os trabalhos em loja o V.'.M.'. Invoca a proteção do G.'.A.'.D.'.U.'. e neste momento abre a loja, dizendo - "em homenagem a São de Jerusalém nosso patrono, declaro aberta esta loja de A.'.M.'. sobre o Titulo distintivo (e diz o nome da loja)" . Neste exato momento a loja é aberta e se iniciam os trabalhos, mas nos resta a pergunta quem é este São João de Jerusalém e porque titulo distintivo?

Para responder esta pergunta precisamos nos aprofundar um pouco em textos, lendas e historias, para descobrirmos quem foi São João de Jerusalém e porque nossas lojas são dedicadas a ele.

Comecemos por fazer algumas distinções, o primeiro São João de que ouvimos falar e o qual é sem duvida um dos mais famosos personagens da bíblia é sem duvida São João Batista que batizou Jesus e teve sua cabeça decepada por ser fiel aos seus princípios, este Santo tem seu dia de comemoração também associado aos mistérios celestes pois se comemora exatamente no dia do equinócio de inverno ou seja o dia mais curto do ano, a maçonaria por sua vez associou este dia como contemplação a esta transição do sol, e reverencia esta transição em suas lojas e faz associações a sua doutrina. Erroneamente alguns historiadores associaram este São João como patrono da maçonaria, talvez por ser o mais famoso e conhecido, mas isso é um erro comum entre os que levianamente estudam a maçonaria.

O outro São João de que se tem noticia e também associado à maçonaria é o São João Evangelista que tem sua data de comemoração associado ao solstício de verão que ocorre em dezembro, nesta data eram eleitos às gestões das lojas e neste solstício a maçonaria também realizava comemorações pela passagem do sol. Porem também erroneamente este São João foi associado como patrono da maçonaria, principalmente por aqueles que não se dão ao trabalho de ler e gostam muito de citar grandes nomes do passado não testando e investigando a verdade, meramente copiando e transcrevendo seus dizeres e se esquecendo que a verdade é mola que nos impulsiona. Porem ai vem à pergunta se nenhum destes dois São João é patrono da maçonaria quem é o patrono? Se não são estes dois importantes santos, a quem nos abrimos nossas lojas e trabalhamos sobre sua proteção?

No ano de 550 da era crista após a vinda de Jesus, nasceu um menino na ilha de Chipre ao sul da Itália, motivado por sua formação crista e caridosa o mesmo se encaminha para Jerusalém com a intenção de montar lá um hospital que atendesse aos peregrinos que iam a terra santa visitar o Santo Sepulcro.

Nesta ocasião ocorriam as Sagradas Cruzadas lideradas pelos cavaleiros Templários ao qual este se inspirou em seus métodos e sua conduta. Veio a Falecer no ano de 619 na cidade de amatonto na ilha de Chipre, após a sua morte o Papa em reconhecimento ao seu desprendimento e amor incondicional o canonizou santo com o nome de São João esmoleiro, porem este santo ficou mais conhecido por outro nome, o de São João de Jerusalém.

A Historia terminaria aqui se fossemos meros profanos, mas para nos maçons iniciados na Arte Real, livres pensadores e perseguidores da verdade, a historia não termina. Pois ainda nos resta a pergunta porque dedicar as lojas a ele? O que ele fez em Jerusalém? Porque voltou a sua pátria?

Atentai amados IIr.'. que a resposta esta diante de vossos olhos. Ao sair de sua terra natal este levou o quinhão da fortuna de seu pai que lhe era de direito, e ao invés de viver uma vida sossegada ele se deslocou para Jerusalém onde lá construiu com enorme dificuldade um hospital para socorrer os enfermos. Porem a época era das cruzadas e os povos viviam em guerra, baseado nos princípios da cavalaria Templária ele fundou a Ordem dos Cavaleiros Hospitalares que tinha por principal função defender os hospitais e prestar socorro a aqueles que se achavam enfermos, ele mesmo foi amigo irmão e confidente de muitos enfermos e deu a eles mais do que os seus recursos financeiros, deu a cada um deles um pouco de sua saúde e atenção, nunca fez distinções entre feridos de guerra e leprosos, todos que buscavam ajuda neste período de caos encontravam sem duvida uma mão estendida nos cavaleiros Hospitalares e em São João.

A Ordem dos Cavaleiros Hospitalares logo foi transformada na Ordem dos Cavaleiros de Jerusalém que agora não só tomavam conta dos hospitais mas corriam em socorro dos doentes e dos necessitados onde quer que se encontrassem, esta ordem sobreviveu durante anos ganhando o enorme respeito dos Templários da época, o seu fundador foi eleito e sagrado Grão-Mestre dos Cavaleiros de Jerusalém e recebeu as mais altas honrarias Templarias pois estes o reconheciam como um puro e fiel Cavaleiro seguidor dos antigos valores. São João retornaria a sua pátria na Ilha de Chipre por saber que a mesma estava à mercê de invasão dos Turcos e o seu povo necessitava de ajuda, como este já tinha fundado a Ordem dos Cavaleiros de Jerusalém e a mesma já andava com as suas próprias pernas e expandia a sua área de atuação por toda a Europa trabalhando incansavelmente no socorro aos feridos e doentes e proteção aos Hospitais bem como muitas vezes na construção dos mesmos.

A ordem Templária apoiava e estava intimamente ligada a Ordem dos Cavaleiros de Jerusalém, tendo por varias vezes um só grão mestre comandado as duas ordens. Mas voltando a São João que chegava a sua pátria e tinha por sua vez que socorrer os seus familiares e compatriotas, para isso ele contou com sua experiência em Jerusalém e fundou a Ordem dos Cavaleiros de Malta que tinha a dupla função de proteger os hospitais, ajudar os enfermos e feridos e a de lutar pela manutenção da paz e preservação da independência de sua pátria, a ordem prosperou na parte da Hospitalaria mas a sua forca armada não foi suficiente para deter a invasão Turca que dominou e destruí grande parte da Ilha, gostaríamos de dizer que tudo foi fácil e belo mas esta não é a verdade, muito sangue foi derramado para que os Cavaleiros pudessem prosseguir em sua jornada e mantivessem a chama acesa no intuito de ajudar os feridos e vitimas de doenças.

Os cavaleiros de Malta foram conhecidos por seus atos como grandes defensores dos oprimidos e daqueles que precisavam de ajuda, assim como já eram os cavaleiros de Jerusalém. Após a morte de São João e sua posterior canonização a Ordem de Cavalaria Templária associaria fortemente São João de Jerusalém como seu patrono e ao se colocarem ao campo para as batalhas, sempre se colocavam sobre a proteção do mesmo.

A Maçonaria copiou grande parte de seus ensinamentos e do modo de agir dos templários, e também associou São João como seu padroeiro pois os ideais deste nobre homem que foi elevado a condição de Santo combinavam com a doutrina maçônica de amor incondicional ao próximo e sua elevada determinação em lutar pela liberdade. A Partir deste momento em que a maçonaria se colocava a campo para lutar pela liberdade da humanidade, associou assim esta grande figura que a partir deste momento seria conhecido por todos os maçons como: São João de Jerusalém nosso Patrono.

Por isso todas as lojas são abertas e dedicadas a sua homenagem, e até hoje nos somos lojas de São João, o amor dele nos contagia e em sua homenagem é que trabalhamos para socorrer os necessitados como ele o fez e levar a luz do conhecimento e da verdade a toda a Humanidade.

Comemora-se no dia 23 de janeiro o dia de são João Smoler, para nós São João de Jerusalém, Patrono da Maçonaria


Flávio Dellazzana, M.'. M.'.
A.'.R.'.L.'.S.'. PEDRA CINTILANTE, 60
G.'.O.'.S.'.C.'./C.'.O.'.M.'.A.'.B.'., BRASIL

sexta-feira, 11 de junho de 2010




Estamos aqui para te desejar um dia feliz,
pois hoje realmente é um grande dia,
afinal de contas mais 365 dias se passaram na tua vida
e com eles vieram novos sonhos,
novas conquistas e também novos projetos de vida.

Faz alguns anos que Deus lhes enviou a terra
para iluminar a todos com as tuas presenças,
e nestes dias mais que especiais que evidenciam suas chegadas ao mundo,
palavras não bastam para te homenagear,
vocês são obras preciosas que Deus criou
e revestiu com muitas e boas qualidades,
grandes pessoas que admiramos e queremos muito bem.
É muito bom saber que vocês existem
e que podemos contar com vocês caminhando ao nosso lado,
presentes em nossas vidas.

Que vocês caminhem sempre em busca do sucesso,
alcançando um futuro amplo,
se aperfeiçoando e prosperando ainda mais.


FELIZ ANIVERSÁRIO, é o que deseja a FRATERNIDADE FEMININA A TODOS OS ANIVERSARIANTES DO MÊS AQUI REPRESENTADOS PELAS CUNHADAS EURIPA E ROMILDA.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Mensagem



Cunhadas Celi e Juci,

Nossos Pais descobrem que um ser está para nascer e trazer as suas vidas um brilho de luz.

A cada sorriso, palavra, olhar ou suspiro, uma cachoeira de lágrimas parece inundar seus olhos de alegria e paz.

Nos tornamos adolescentes e a busca pela independência é cada vez mais clara. A nossa vontade de conquistar espaço nos distância de quem sempre nos amará, esquecemos a família. Esquecemos de dizer o quanto os amamos.

Mas um dia nossos entes queridos se vão. Quando menos esperamos e sem nenhum aviso, Deus tira de nós o que mais amamos.

Em nosso peito apenas a dor de um punhal que a cada "meus pêsames" parece pesar.

Mas o tempo é remédio e nele conquistamos o consolo, com ele pensamos nos bons momentos. E com um pouco mais de tempo, transformamos nossos entes queridos em eternos companheiros.

Nossos sonhos ganham aliados, nossa independência ganha acompanhantes, nossa vida conquista anjos.

E no fim apenas a saudade e uma certeza:
Não importa onde estejam, estarão sempre conosco.

Nossos sentimentos mais sinceros pelo passamento de seu pai, Sr. Sebastião Dias Jardim, um abraço fraterno a vocês e a toda família.

Comissão faz visita a cunhada aniversariante


A Fraternidade Feminina Acácia tem por habito visitar cunhadas e pessoas da comunidade em ocasiões de aniversários, nascimento de sobrinhos e principalmente em ocasiões em que se precisa de um ombro amigo e fraterno. A comissão de visitas composta por cunhadas da Loja Asilo da Virtude faz a cada semana a média de 05 visitas, tentando levar alegria, orações, conforto e fraternidade a todos que as recebem. Registraremos em nosso blog a partir de hoje nossas visitas aos aniversariantes, e queremos deixar a todos nosso abraço e nossos votos de muita felicidade.
Veja algumas das visitas realizadas.




"Fraternidade significa entender que um grito de dor é igual em todas as línguas, e o mesmo se aplica a um sorriso." (Dadi Janki)

Fraternidade Feminina põe em prática o Projeto do Reciclável com tampinhas de garrafa PET





A Fraternidade FEminina Acácia de Goiandira, vêm desenvolvendo um papel importante na coleta seletiva de Goiandira. Além da habitual separalção dos recicláveis, as cunhadas se reunem para colocar a oficina em prática pelo menos duas vezes por semana. O material para confecção de enfeites natalinos ja foi todo separado e ja está em fase de acabamento e montagem. Dando um tempo nos arranjos natalinos as cunhadas se preparam agora para presentear as crianças da creche municipal com palhacinhos confeccionados com tampinhas de garrafa pet. Todas são responsáveis por separar e recolher os recicláveis para sua reutilização, evitando assim serem colocados no meio ambiente.

A idéia é colocar em prática os os 5 Rs, ações práticas que, no dia a dia, podem propiciar a redução do nosso impacto sobre o planeta, melhorando a vida atual e contribuindo com a qualidade de vida das próximas gerações. Se. você já pratica alguma delas, lembre-se que é sempre possível disseminar e fazer mais.

Repensar os hábitos de consumo e descarte

Pense na real necessidade da compra daquele produto, antes de comprá-lo. Depois de consumi-lo, pratique a coleta seletiva, separando embalagens, matéria orgânica e óleo de cozinha usado. Jogue no lixo apenas o que não for reutilizável ou reciclável. Evite o desperdício de alimentos. Use produtos de limpeza biodegradáveis. Adquira produtos recicláveis ou produzidos com matéria-prima reciclada (durável e resistente). Prefira embalagens de papel e papelão. Utilize lâmpadas econômicas e pilhas recarregáveis ou alcalinas. Mude seus hábitos de consumo e descarte.

Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde

Compre apenas produtos que não agridem o meio ambiente e a saúde. Fique atento ao prazo de validade e nas empresas que têm compromissos com a ecologia.

Evite o excesso de sacos plásticos e embalagens. Tenha sempre uma sacola de pano para transportar suas compras. Evite comprar aerossóis e lâmpadas fluorescentes, bem como produtos e embalagens não recicláveis e descartáveis. Radicalize!

Reduzir o consumo desnecessário

Esta prática significa consumir menos produtos, dando preferência aos que tenham maior durabilidade e, portanto, ofereçam menor potencial de geração de resíduos e de desperdício de água, energia e recursos naturais. Adote a prática do refil. Escolha produtos com menos embalagens ou embalagens econômicas, priorizando as retornáveis. Leve sua sacola para as compras e adquira produtos a granel. Faça bijouterias, brinquedos e presentes personalizados reutilizando materiais. Invente novas receitas e reaproveite de forma integral os alimentos. Alugue equipamentos. Edite textos na tela do computador e, quando não for possível evitar a cópia ou a impressão, faça-as frente e verso. Diga não ao consumismo: sua prosperidade agradece.

Reutilizar e recuperar ao máximo an¬tes de descartar

Amplie a vida útil dos produtos e do aterro sanitário, economizando a extração de matérias-primas virgens.

Crie produtos artesanais e alternativos a partir da reutilização de embalagens de papel, vidro, plástico, metal, isopor e CDs. Utilize os dois lados do papel e monte blocos de papel-rascunho. Ofereça vários tipos de oficinas de sucata. Doe objetos que possam servir a outras pessoas.

Reciclar materiais

O processo de reciclagem reduz a pressão sobre os recursos naturais, economiza água, energia, gera trabalho e renda para milhares de pessoas. Seja no mercado formal ou informal de trabalho.

Exercite os quatro primeiros Rs e, o que restar, separe para a coleta seletiva das embalagens de vidros, plásticos, metais, papéis, longa vida, isopor, óleo de cozinha usado, cartuchos de impressoras, pilhas, baterias, CDs, DVDs, radiografias e alimentos. A reciclagem promove benefícios ambientais, sociais e econômicos.
(Texto extraído do Manual de Atividades para o Professor da Coleção Consumo Sustentável em Ação.)